domingo, 11 de novembro de 2012

Virada Cultural tem feira gastronômica e shows na Praça da Espanha



Culinária diversificada, música latina e rock’n roll embalam a 3ª edição da maratona cultural no Empório Soho.

Por Natália Bruckner

Quem gosta de música e culinária pôde prestigiar neste sábado, das 18h às 21h, na Praça da Espanha, a variedade gastronômica vinda de diversos bares e restaurantes de Curitiba. A chuva não espantou quem desejou apreciar a comida, oferecida em mais de 30 estandes, e a música cubana, seguida de rock, com os shows das Bandas El Merekumbé e Jammers.

As opções oferecidas na Praça da Espanha para a 3º Virada de Curitiba atraiu pessoas que moram na cidade e fora, que vieram pelo movimento nas ruas, pela arte e pela música. O estudante Caetano Negrão mora próximo à Praça da Espanha e marca presença na Feira Gastronômica e nos shows do local há bastante tempo “Dá para conhecer e aproveitar o que os restaurantes têm para nós”. Como já frequentou grande parte dos eventos realizados na praça, Caetano já fez sua avaliação sobre a estrutura disponível na feira e nos shows. “Agora tem as mesas e cadeiras para as pessoas comerem. O número de banheiros e a coleta de lixo ainda precisam de melhoras. Não é o suficiente”, conta. A seguir, outro visitante da feira, Rafael Borges, reclama “A fila do banheiro está gigante. Tem apenas dois banheiros masculinos, e dois femininos”.

Apesar das deficiências nas instalações do evento, a diversidade culinária e a música animada no local conquistou admiração. O trio de amigos, Arnaldo Junior, Marcelino Canelada e Dirceu Rezende Filho compareceram também nas outras edições da Feira Gastronômica da Virada Cultural, e garantem que querem mais. “Particularmente, é um fomento grande para a cultura curitibana, por unir gastronomia, tecnologia e arte. Eventos como esse precisam de incentivo, pois refletem a essência da cultura do Paraná”, enfatiza Rezende Filho. Já para o jornalista e publicitário Guilherme Sell, a vantagem da Virada Cultural está no acesso aos shows “É uma oportunidade enorme para ver artistas que, em geral, cobram caro pelas suas apresentações. Vale a penas pegar uma chuvinha para assisti-los”.

Entre risotos, sashimis, talharins e demais itens ofertados pela deliciosa variedade gastronômica na feira do local, um dos destaques foi o brigadeiro de colher, embalado em charmosas panelinhas coloridas, da grife de chocolates finos Rose Petenucci. A vendedora Dirce Graboski disse que o produto tem ótima aceitação, principalmente devido a sua apresentação.  “As panelinhas atraem a curiosidade de todos e apetecem o olhar. É a terceira vez que estamos expondo na feira, e o pessoal sempre aprecia bastante”.

Entre os ritmos que agitaram o movimento da Virada Cultural na Praça da Espanha, pode se citar o ritmo da música tradicional cubana do El Merekumbé. A banda, formada por músicos brasileiros e cubanos, que tem 13 anos de carreira e faz apresentações em bares da cidade, participou pela 1ª vez de uma Virada Cultural. Segundo o vocalista e percussionista Ariel Mujica, o grupo, que está habituado a se apresentar em casas noturnas, foi muito bem recebido pela plateia, que contou com vários amigos e conhecidos do grupo. Mujica também comentou a importância da riqueza de musical que se vê em Curitiba “Quem vive nesta cidade sabe a diversidade de ritmos que há por aqui. Você sai à noite e pode escolher que tipo de música vai querer ouvir e dançar. Estamos batalhando por um espaço dentro desse contexto, mantendo o ritmo e a tradição da música cubana, sem desviar para o pop”, conta ele, que apresentou canções de autoria própria, além de covers, como da  banda Buena Vista Social Club.

Segurança

Com o movimento intenso na praça e nos bares ao redor, uma ambulância estava de prontidão para prestar atendimento de primeiros socorros, em casos de emergência. Segundo o socorrista Cortellete, a situação no local seguiu tranquila, e apenas um atendimento foi prestado “Uma senhora teve pressão alta, foi atendida aqui e depois levada a um hospital, pelo filho”. O socorrista também explicou como é o procedimento de cata de pacientes: “Em eventos como esse aqui,  muita gente passa mal com embriaguez. Nós não vamos atrás de quem está mal, pois devemos ficar na ambulância, eu e o enfermeiro. Geralmente quem traz o paciente são os amigos, ou conhecidos. Chegando aqui, começa a prestação de socorros, imediatamente”. Em seguida, Cortellete mostrou o seu local de trabalho, o veículo adequadamente equipado com diversos equipamentos para atendimento de emergência, incluindo maca e desfibrilador.

A movimentação dos shows, dos bares e da Feira de Gastronomia seguiu tranquilamente. Às 21h, quase no final do evento, não houve nenhuma ocorrência policial, segundo o Cabo Rogério da Polícia Militar do Paraná. A Virada na Praça da Espanha contou com o patrulhamento de uma viatura da Polícia Militar, com seis homens, e uma viatura da Guarda Municipal de Curitiba.

Moda

A culinária e a música não foram as únicas manifestações presentes no evento. A moda também marcou seu lugar na praça com o estande de peças da gripe Jefferson Kulig.  Segundo, o estilista, as pessoas esperam encontrar coisas diferentes em eventos, por mais que  não comprem nada. “A família gosta. As mulheres se aproximam curiosas até as peças. O pai as mostra aos filhos, que gostam das estampas de bichos”. A marca participa da Virada Cultural pela terceira vez.

Fotos de Natália Brückner

                 
A Feira Gastronômica na Praça da Espanha trouxe a culinária dos mais variados e requintados restaurantes de Curitiba.



                            Delícias da Feira Gastronômica da Virada Cultural, no Empório Soho.


                            Delícias da Feira Gastronômica da Virada Cultural, no Empório Soho.


                              O brigadeiro de colher da grife de chocolates finos Rose Petenucci.


                                         Show com a banda El Merekumbé.


                                          Show com a banda El Merekumbé.


Lixo espalhado na Praça da Espanha prova a deficiêcia ainda presente na infraestrutura da Virada Cultural.


                                                   Show com a banda Jammers


O socorrista Cortellete mostra o interior da ambulância onde presta atendimento de emergência.


                                  Movimentação intensa na Feira Gastronômica no Empório Soho.


                                         Lixo no chão, durante o evento.


                                          Estande da grife de roupas Jefferson Kulig.


                                         Jefferson Kulig no estande de camisetas da grife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário