terça-feira, 11 de março de 2014

Arte e contação de histórias atraem pais e filhos para o Portão Cultural durante o carnaval

Mãe e filhos leem livro na biblioteca do Portão Cultural.
Por Aléxia Lopes

No sábado de carnaval (1º) em Curitiba, além das exposições, o  Portão Cultural apresentou outras atividades para o público que queria fugir da festa dos foliões. Para as crianças, o destaque ficou por conta das instalações artísticas e da contação de histórias. As obras, colocadas em salas do museu, chamavam a atenção pelos detalhes. Quadros feitos com peão, cães de gesso e fotos de pessoas nuas eram alguns dos destaques (que  até podiam chocar os mais novos). 

Nas contações de histórias, pais e filhos se reuniram na Casa da Leitura Wilson Bueno, na biblioteca do Portão Cultural, para ver o curso ministrado por Emanuelle Assini. Na ocasião, não nos foi permitido fotografar. Mesmo assim, a coordenadora do museu de artes, Priscila Jacewicz, nos recebeu de braços abertos. 

"O carnaval cultural é diferente do que estamos acostumados e é importante para um novo aprendizado sobre a arte contemporânea. Com esse objetivo, o presidente da fundação cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, montou junto de uma equipe, essas atividades", relata sorrindo.

Instalação artística exibe cães de gesso no Portão Cultural

Priscila ainda ressalta a importância da descoberta das pessoas sobre esse carnaval inusitado: “As pessoas pagam seus impostos e às vezes não sabem como está sendo investido. Buscar conhecer é importante. As pessoas precisam de mais arte”, complementa. O acervo do local reúne mais de 3 mil obras que buscam instigar o senso crítico da comunidade e fazer com que frequentem os locais onde se exibe arte. “Isso é sair do comum , evitando lugares como shoppings. Faz bem à sociedade”, diz.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário