sexta-feira, 11 de abril de 2014

Cafezinho à moda antiga no Largo da Ordem

Cena do espetáculo "Velhos Amigos", apresentado no Largo da Ordem.

Por Cinthia Takei e Gabriella Maciosek (matéria) e Gabriela Stall (fotos)

A peça de rua Velhos Amigos, apresentada pelo grupo Bolinho (São Paulo) foi encenada no último sábado (6) no Largo da Ordem, no centro histórico de Curitiba. Voltada para o público adulto, a encenação encantou também as crianças com dinamismo e interação constante com o público. 

A história se inicia com a comemoração dos 50 anos da rádio Guaraná com Rolha, em que a banda "Velhos Amigos" é convidada para se apresentar. O grupo é composto por três integrantes, Geraldo (Daniel Caputo), José William (Alexandre Ilha) e Celina Rosa (Diane Boda). No meio da apresentação, os personagens contam como é passar de suas vidas e a relação com a inevitável velhice, contando suas histórias por meio de três cenários: uma sala, uma cozinha e um banheiro. 

Durante a apresentação, as idas e vindas entre o passado e o presente dos personagens rendem o tal dinamismo da narrativa. A interação com o público se torna fundamental para os atores, que convidam os expectadores a participar do footing (método antigo de paquera) na praça. Além disso, rola até um cafezinho na frente do Cavalo Babão – marco na escultura bizarra de Curitiba –, que serve para familiarizar e aproximar as pessoas dos artistas. 

O espetáculo arrancou risos e lágrimas do público ao contar as histórias de vidas dos personagens que abordaram assuntos como dificuldades físicas, o abandono, a saudade e seus relacionamentos. O casal de amigos, Richardson, 27 anos, e Silvia, 26 anos, que acompanharam várias apresentações do Festival de Teatro, estavam passeando pelo Largo da Ordem e, por acaso, decidiram parar para assistir a peça. “Até o momento essa foi a melhor peça de rua do festival”, afirmaram. 

Os atores também ficaram satisfeitos com a apresentação. Segundo eles, foi uma experiência curiosa se apresentar em Curitiba. “Essa história de curitibano ser fechado não é verdade”, disse um dos artistas. Ao ser questionado sobre as expectativas e a reações do público curitibano, um dos atores comenta bem humorado que o público foi com "nota oito". 

Veja mais fotos da apresentação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário