quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Franquia Planeta dos Macacos inspira nova safra de quadrinhos

Da direita para a esquerda: Saulo Adami, Carlos Magno e Daryl Gregory.

Palestra com os quadrinistas Carlos Magno e Daryl Gregory discute HQ baseada na série de filmes protagonizada por símios. Projeto foi financiado pela editora norte-americana Boom! Studios. Mediação foi do especialista no tema Saulo Adami

Texto e fotos de Natália Bruckner

“Humano bom é humano morto”. Com a frase levada ao extremo da filosofia hobbesiana que o jornalista e escritor Saulo Adami abriu o bate-papo Planeta dos Macacos – De Charlton Heston à Computação Gráfica, com Carlos Magno. O artista é o criador da mais nova homenagem à franquia cinematográfica símia em forma de HQ. O evento ocorreu às 14h da sexta-feira (05), como parte do circuito de palestras da 2ª edição da Gibicon - Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba, sediada no Portão Cultural.


A frase acima pode não ser um pensamento sincero de Adami, porém é quase o título Humano Bom é Aquele Que Está Morto (1996), sua obra em quadrinhos inspirada em Planeta dos Macacos. O livro o levou para a StarCom, uma convenção nos Estados Unidos apinhada de entusiastas da série StarTrek, além de produtores, diretores, roteiristas e atores de diversos outros filmes e séries de sci-fi, incluindo e equipe da legendária série que fez a macacada dominar o universo.

Capa da HQ.
Seu livro seguinte, Diários de Hollywood: Um Brasileiro no Planeta dos Macacos (2008), Adami relata sua viagem para Los Angeles em 1999, quando deu de cara com John Chambers, o maquiador responsável por transformar humanos em símios. Na ocasião, o brasileiro usou as maquiagens e os figurinos originais de Cornelius e Ceasar em quatro dos cinco filmes da saga. Além disso, experimentou ser Gallen, personagem da série te televisão homônima. Todos esses personagens foram interpretados por Roddy MacDowell.

Quadrinhos

A relação com a saga fez com que Magno investisse em uma história em quadrinhos sobre o universo dominado por chimpanzés, gorilas e orangotangos. Ao lado de Daryl Gregory, ele criou em 2010 uma série de Hqs pela editora californiana BOOM! Studios, inspirado no roteiro dos filmes. Ao todo, foram 16 edições.

Unindo a fotografia com a admiração pelo universo HQ, Johanna do Carmo veio para brincar em serviço. A fotógrafa que transitava de um lado para outro em busca de ângulos para clicar a mesa dos debates, compareceu ao Gibicon a trabalho, e também a serviço da sua adoração pelos quadrinhos. “Fui na Gibicon do ano retrasado e desde então não perco mais nenhuma edição. É uma oportunidade de estar perto dos artistas que admiro”. Na mochila cheia de volumes, revistas em quadrinhos foram levadas até lá para serem autografas pelos seus respectivos autores.

A fotógrafa Johanna do Carmo registra a palestra no meio da plateia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário